Pular para o conteúdo principal

Orquestra Tabajara - 12 Chorinhos de Severino Araújo



Falar o que sobre Severino Araújo se tudo já foi dito, escrito, comentado, debatido e dissecado? Apenas lembrar que foi mais um dos nordestinos que, de forma particularmente excepcional, contribuiu para a evolução de nossa música instrumental.

Pernambucano, de Limoeiro, Severino é irmão do tenorista Zé Bodega, do trombonista Manoel Araújo, do saxofonista Jaime Araújo e do baterista Plinio Araújo, outra família da pesada. Ao contrário da maioria dos aspirantes a músicos que serviu o Exército para poder aprender a tocar, visto que não tinham recursos para comprar seus instrumentos, Severino teve como mestre seu pai, Sazuzinha, e como influências principais os clarinetistas Benny Goodman e Artie Shaw. Quando serviu o Exército foi como músico de 1a Classe, óbvio. É impressionante imaginar que aos 19 anos tenha composto Espinha de Bacalhau, uma das músicas mais difíceis de ser executada, genial Severino Araújo!

Mas, difícil mesmo foi escolher o disco mais representativo, fiquei então com este monumento lançado pela Continental em 1960, o LPP -3093 Todas as músicas são do mestre, apenas "Mirando-te" foi composta em parceria com Aldo Cabral.

Faixas: Um chorinho prá voce; Um chorinho em Aldeia; Um chorinho em Montevidéu; Puladinho; Oh clarinete gostoso!; Um chorinho em Pinhal; Um chorinho delicioso; Mirando-te; Pensando em voce; Espinha de bacalhau; Um chorinho para clarinete; Um chorinho em Cabo Frio.


 http://www.mediafire.com/?a3qg43g9np28c43




Para ouvir agora:

Comentários

Anônimo disse…
eu mesmo sou fá da orquestra de Severino Araujo ela estar um pouco modificada mas continua para mim a melhor orquestra
Vinyl Maniac disse…
Foi, durante décadas a melhor orquestra do Brasil. Que bom que voce ainda a escuta, parabéns e volte sempre!
Anônimo disse…
Pena que não exista mais orquestas tão brasileiras quanto esta.Estou com 72anos e não me canso de ouví-la desde jovem(aprox.8 anos)
Anônimo disse…
Ta fora do ar o link
Anônimo disse…
O link ta inválido

Postagens mais visitadas deste blog

Betinho e seu Conjunto Dançante No 1 - Copacabana CLP 11130 (1959)

Para ouvir o disco inteiro e melhores informações:  http://www.mediafire.com/download/xov...

OBALUAYÊ! - Orquestra Afro-Brasileira - Abigail Moura

Todamérica LPP-TA-11,  1957 Este LP é um dos mais importantes já lançados no Brasil. Na mesma linha do Native Brazilian Music (Leopold Stokowsky) e Songs and Dances of Brazil, ambos postados anteriormente. O maestro Abigail Cecilio de Moura nasceu em MG e esteve a frente da Orquestra Afro-Brasileira por quase trinta anos, considerando que a orquestra foi fundada em 1942 e ele faleceu em 1970. É um disco raríssimo que vale qualquer esforço adquirir pois se trata de rico material para músicos e pesquisadores. Achei o texto abaixo na internet e transcrevo aqui citando a fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/arts/1943352-abigail-moura-orquestra-afro-brasileira/ Sua autoria está atribuida a Grégoire de Villanova e a leitura me faz depreender que tenha sido lançado um exemplar em cd recentemente, juntamente com um livro explicativo, contendo quatro músicas adicionais cuja procedência desconheço, este é o LP original de 1957. Portanto, se este post d

CHAIM... E SUAS TECLAS MÁGICAS - 1960

Copacabana CLP 11166 - 1960 Comecei a escrever sobre músicos brasileiros que, indignadamente, julgava não existir razão para serem atirados ao limbo, lá atrás, em 1999, para ser mais preciso. Tinha um site chamado "Tesouro Musical" que era abastecido pela minha coleção e pela inestimável contribuição dos sempre amigos: Sérgio Ximenes, um dos maiores colecionadores de discos do Brasil,o já conhecido pelos amigos do blog Niromar Fernandes, extraordinário violonista, e o meu caro e saudoso Caetano Rodrigues. Também tive a ajuda do Sindicato dos Músicos do Rio de Janeiro, que me abriu as portas para vários músicos e cheguei a levar o projeto de escrever um livro sobre o assunto ao Ministério da Cultura, obviamente em vão. Sem apoio financeiro para fazer pesquisas, viagens, etc, etc a coisa ficou inviável. Em 2001 registrei o site "Batutas". Mal poderia supor que, anos depois, o gigante UOL usaria este nome para designar a