Pular para o conteúdo principal

Chiquinho do Acordeon - Romeu Seibl - Odeon MOFB 3170























Odeon MOFB 3170, de 1960

Sensacional disco solo de Chiquinho do Acordeon (Romeu Seibl), o primeiro para o selo Odeon.

Chiquinho do Acordeon possui vasta informação na internet (Google nele) principalmente por sua participação no legendário Trio Surdina, de fundamental importancia para a MPB instrumental.

Com produção de Aloysio de Oliveira, e, teóricamente, com o aval do orquestrador-mor da Odeon, o fabuloso Lyrio Pannicalli, Chiquinho desfia exuberante técnica no seu instrumento. Mas é para os seus arranjos, com todos os naipes tocados em surdina, que chamo a atenção dos meus eventuais leitores.

Imaginar que, confortavelmente deitado sobre o colchão das cordas, o disco nos remeterá ao que se convencionou chamar de "easy listening", de música fácil, ou, de elevador, nos fará incorrer em crasso engano.

Algumas observações contestáveis:

- Sucedeu assim -  com maravilhoso arranjo a lindissima música de Marino Pinto, gravada anteriormente por Sylvia Telles, é tocada por Chiquinho e Sivuca (percebam os "vocalises") e, para mim, acompanhada pelo piano do próprio Tom Jobim embora não haja nenhum crédito no disco para ratificar  minha afirmativa. Outra curiosidade é a semelhança com a música Ligia - composta muitos anos depois. Uma questão a se verificar , uma vez que Tom foi mestre em plagiar e auto-plagiar, nada, enfim, que diminua sua genialidade.

- Ho-ba-la-la - tudo o que João Gilberto gostaria de ouvir, tocada por orquestra, cordas e um instrumento solo, apenas um boleraço. Não há nada de bossanova nisto. Bossanova era a maneira que João dividia ritmicamente esta digna e respeitável música, tantas vezes inferiorizada e ridicularizada em função de sua letra. Atenção para os "lamentos" produzidos pelos saxes em algumas partes da canção.

- Se todos fossem iguais a voce - levada num andamento rápido, um samba-canção gravado como um sambão do Denis Brean, por exemplo, com arranjo à la Astor ou Nelsinho...curiosa e bonita!

- Estrada do sol - da mesma forma que a música acima, levada num andamento aparentemente "desconfortável" para ouvidos habituados a sua leveza e beleza. Grande arranjo de Chiquinho para as cordas e naipes de madeira e metal, mais uma vez os "lamentos" dos saxes aparecem, guarnecendo sua sensacional performance solo!

Existem muitas outras sutilezas neste discobelisco, descubram! 


1. Tua
    (G. Malgoni / B. Pallesi)

2. Sucedeu Assim
    (Tom Jobim / Marino Pinto)

3. Hô-bá-lá-lá
    (João Gilberto)

4. Se Todos Fossem Iguais a Você
    (Tom Jobim / Vinicius de Moraes)

5. Sonhando Contigo
    (Anísio Silva / Fausto Guimarães)

6. Copacabana
    (João de Barro / Alberto Ribeiro)

7. Eu Sei Que Vou Te Amar
    (Tom Jobim / Vinicius de Moraes)

8. On The Sunny Side Of The Street
    (D. Fields / J. McHugh)

9. Alguém Como Tu
    (José Maria de Abreu / Jair Amorim)

10. Estrada do Sol
    (Tom Jobim / Dolores Duran)

11. Solamente Una Vez
    (Agustin Lara)

12. Quero Beijar-te as Mãos
    (Arcênio de Carvalho / Lourival Faissal)


 http://www.mediafire.com/?f4ovdiz10yd7993






Para ouvir agora:

Comentários

Anônimo disse…
Ôh Vinyl Maniac ! esse Chiquinho do Acordeon tá com uns probleminhas de ripação: parece que foi ripado muito alto (ou será pobrema do vinil?) mas não importa, é um ótimo disco !! valeu de novo !!

Estou aguardando a postagem do Fats Elpídio - O pianista da Boite Vogue e também a do Quincas e Os Copacabana - Fim de Semana; Por que vc ainda não postou ?

E por um acaso você não tem por aí nem um Mario Gennari Filho ??

Abração e parabéns por um dos melhores blog da Rede.

Jorge França
Curitiba-PR
Vinyl Maniac disse…
Olá Jorge,

valeu pelo toque. Eu ripei as mp3s a 190 para melhorar a qualidade uma vez que o vinil não está em bom estado. Vou checar. Aguarde que semana que vem tem os dois que voce pediu e num breve futuro os Mario Gennari. Obrigado pelas palavras e força! Muita sorte para voce.
Paulo
Huguinhu K.. disse…
Olá amigão!
Gostaria de colocar um playerzinho discreto da Radio Web Armazém da Saudade http://www.radioarmazemdasaudade.blogspot.com no "Vinyl Maniac"?
Em contrapartida estarei divulgando seu blog ao longo da programação.
Em caso positivo, entre em contato por email para que eu possa te responder ja enviando o código para ser inserido no seu blog.

Grande abraço e viva a boa música!

Hugo
outrasbossas@yahoo.com.br
Vinyl Maniac disse…
Ops, vai ser uma honra!
Olhe o seu email Huguinhu, obrigado pelo toque e aquele abraço!

Postagens mais visitadas deste blog

Betinho e seu Conjunto Dançante No 1 - Copacabana CLP 11130 (1959)

Para ouvir o disco inteiro e melhores informações:  http://www.mediafire.com/download/xov...

OBALUAYÊ! - Orquestra Afro-Brasileira - Abigail Moura

Todamérica LPP-TA-11,  1957 Este LP é um dos mais importantes já lançados no Brasil. Na mesma linha do Native Brazilian Music (Leopold Stokowsky) e Songs and Dances of Brazil, ambos postados anteriormente. O maestro Abigail Cecilio de Moura nasceu em MG e esteve a frente da Orquestra Afro-Brasileira por quase trinta anos, considerando que a orquestra foi fundada em 1942 e ele faleceu em 1970. É um disco raríssimo que vale qualquer esforço adquirir pois se trata de rico material para músicos e pesquisadores. Achei o texto abaixo na internet e transcrevo aqui citando a fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/arts/1943352-abigail-moura-orquestra-afro-brasileira/ Sua autoria está atribuida a Grégoire de Villanova e a leitura me faz depreender que tenha sido lançado um exemplar em cd recentemente, juntamente com um livro explicativo, contendo quatro músicas adicionais cuja procedência desconheço, este é o LP original de 1957. Portanto, se este post d

CHAIM... E SUAS TECLAS MÁGICAS - 1960

Copacabana CLP 11166 - 1960 Comecei a escrever sobre músicos brasileiros que, indignadamente, julgava não existir razão para serem atirados ao limbo, lá atrás, em 1999, para ser mais preciso. Tinha um site chamado "Tesouro Musical" que era abastecido pela minha coleção e pela inestimável contribuição dos sempre amigos: Sérgio Ximenes, um dos maiores colecionadores de discos do Brasil,o já conhecido pelos amigos do blog Niromar Fernandes, extraordinário violonista, e o meu caro e saudoso Caetano Rodrigues. Também tive a ajuda do Sindicato dos Músicos do Rio de Janeiro, que me abriu as portas para vários músicos e cheguei a levar o projeto de escrever um livro sobre o assunto ao Ministério da Cultura, obviamente em vão. Sem apoio financeiro para fazer pesquisas, viagens, etc, etc a coisa ficou inviável. Em 2001 registrei o site "Batutas". Mal poderia supor que, anos depois, o gigante UOL usaria este nome para designar a