Pular para o conteúdo principal

Gaúcho e Seu Sexteto - Baden Powell e Dom Um Romão























RITMOS MELÓDICOS Nº 4 - Gaúcho e Seu Sexteto
(1957) Rádio 0049-GV

O segundo disco gravado por Auro Pedro Tomaz, o fabuloso Gaúcho, desta feita para a gravadora Rádio também merece alguns comentários.

A começar pelo time de craques que ele convocou: Zequinha Marinho (piano); Baden Powell (guitarra); Gabriel Bezerra (baixo); Dom Um Romão (bateria) e o mestre percussionista Luna. Gaúcho se apresenta com seu incomparável companheiro, um autêntico Dallape italiano.

Vale destacar que esta é a segunda aparição de Baden Powell em discos. A primeira, também em 1957, poucos meses antes desta gravação no segundo volume de A Turma da Gafieira. Mas a sua primeira composição gravada está aqui, o samba-canção Jóia, em parceria com o pianista Zequinha Marinho.

O disco todo é ótimo, com repertório primoroso e com Gaúcho brilhando muito mas dando espaço para seus extraordinários acompanhantes. Vale ressaltar, por último, seu choro Contratempo...o nome diz tudo, espetacular!

A boa regra da escrita pede que evitemos o uso desmedido de adjetivos e advérbios, mas com a Divina Música, como postou um leitor aqui outro dia, impossível não fazê-lo...

Curiosidade retirada da contra-capa que reproduzo na íntegra:

"Estas gravações foram feitas nos estúdios da Fábrica Rádio, utilizando microfones de condensador da marca Telefunken, tipo U-47, gravador de fita da marca Ampex modelo 350, amplificador de gravação em discos de Alta Fidelidade de 150 Watts marca Gotham e cabeças gravadoras de Alta Fidelidade "Grampian" com agulha aquecida."

Aproveitem!


1. Una Miradita e Nada Más
(H. Suarez)

2. Da Cor do Pecado
(Bororó)

3. Cansei
(Fortunato Benchimol)

4. Convite ao Samba
(Inaldo Vilarim / Gaúcho)

5. Jóia
(José Marinho / Baden Powell)

6. The Tender Trap
(J. V. Heusen / S. Cahn)

7. Pastorinhas
(Noel Rosa / João de Barro)

8. Ai Yoyô
(Henrique Vogeler)

9. Contratempo
(Gaúcho)

10. Quem Passa na Vida Sorrindo
(Fortunato Benchimol)

11. Solução
(Raul Sampaio / Ivo Santos)

12. Doce Veneno
(Valzinho)


 http://www.mediafire.com/?jsmd0joucwazcw9






Para ouvir agora:


Comentários

Vinyl Maniac disse…
Parabéns Huguinhu, sensacional a idéia! Estamos juntos nesta. Grande abraço e sucesso!
Anônimo disse…
Baixado, ouvido, listado e arquivado com carinho.

Postagens mais visitadas deste blog

OBALUAYÊ! - Orquestra Afro-Brasileira - Abigail Moura

Todamérica LPP-TA-11,  1957 Este LP é um dos mais importantes já lançados no Brasil. Na mesma linha do Native Brazilian Music (Leopold Stokowsky) e Songs and Dances of Brazil, ambos postados anteriormente. O maestro Abigail Cecilio de Moura nasceu em MG e esteve a frente da Orquestra Afro-Brasileira por quase trinta anos, considerando que a orquestra foi fundada em 1942 e ele faleceu em 1970. É um disco raríssimo que vale qualquer esforço adquirir pois se trata de rico material para músicos e pesquisadores. Achei o texto abaixo na internet e transcrevo aqui citando a fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/arts/1943352-abigail-moura-orquestra-afro-brasileira/ Sua autoria está atribuida a Grégoire de Villanova e a leitura me faz depreender que tenha sido lançado um exemplar em cd recentemente, juntamente com um livro explicativo, contendo quatro músicas adicionais cuja procedência desconheço, este é o LP original de 1957. Portanto, se este po...

Betinho e seu Conjunto Dançante No 1 - Copacabana CLP 11130 (1959)

Para ouvir o disco inteiro e melhores informações:  http://www.mediafire.com/download/xov...

Trio Boliche - Théo de Barros, Renato Mendes e Arrudinha

Chantecler CMG 2406, 1966 O Trio Boliche na verdade não é um trio. Foi um projeto desenvolvido pelo extraordinário Théo de Barros (que toca violão e baixo neste disco) e do "underrated" e obscuro organista Renato Mendes, o homem que introduziu o Moog no Brasil, vou postar mais discos do Renato aqui. Mas é em torno dos dois que gira o Trio Boliche com o luxuoso acompanhamento do "superb" baterista paulista Arrudinha. Outros músicos que participam do ótimo disco estão listados nas notas da contracapa que reproduzo integralmente. "A parte mais difícil em todo o trabalho de produção de um LP é - indiscutivelmente a contra-capa. Quando se quer explicar de verdade o que são, quem são e como são os intérpretes do disco e o que é o LP; quando se quer expressar em poucas palavras e em pouco papel, toda a emoção que o "tape" gravado nos transmitiu, aí sim é que fica difícil escrever a contra-capa. Pode-se escrever direito por linha...