RITMOS MELÓDICOS Nº 4 - Gaúcho e Seu Sexteto
(1957) Rádio 0049-GV
O segundo disco gravado por Auro Pedro Tomaz, o fabuloso Gaúcho, desta feita para a gravadora Rádio também merece alguns comentários.
A começar pelo time de craques que ele convocou: Zequinha Marinho (piano); Baden Powell (guitarra); Gabriel Bezerra (baixo); Dom Um Romão (bateria) e o mestre percussionista Luna. Gaúcho se apresenta com seu incomparável companheiro, um autêntico Dallape italiano.
Vale destacar que esta é a segunda aparição de Baden Powell em discos. A primeira, também em 1957, poucos meses antes desta gravação no segundo volume de A Turma da Gafieira. Mas a sua primeira composição gravada está aqui, o samba-canção Jóia, em parceria com o pianista Zequinha Marinho.
O disco todo é ótimo, com repertório primoroso e com Gaúcho brilhando muito mas dando espaço para seus extraordinários acompanhantes. Vale ressaltar, por último, seu choro Contratempo...o nome diz tudo, espetacular!
A boa regra da escrita pede que evitemos o uso desmedido de adjetivos e advérbios, mas com a Divina Música, como postou um leitor aqui outro dia, impossível não fazê-lo...
Curiosidade retirada da contra-capa que reproduzo na íntegra:
"Estas gravações foram feitas nos estúdios da Fábrica Rádio, utilizando microfones de condensador da marca Telefunken, tipo U-47, gravador de fita da marca Ampex modelo 350, amplificador de gravação em discos de Alta Fidelidade de 150 Watts marca Gotham e cabeças gravadoras de Alta Fidelidade "Grampian" com agulha aquecida."
Aproveitem!
1. Una Miradita e Nada Más
(H. Suarez)
2. Da Cor do Pecado
(Bororó)
3. Cansei
(Fortunato Benchimol)
4. Convite ao Samba
(Inaldo Vilarim / Gaúcho)
5. Jóia
(José Marinho / Baden Powell)
6. The Tender Trap
(J. V. Heusen / S. Cahn)
7. Pastorinhas
(Noel Rosa / João de Barro)
8. Ai Yoyô
(Henrique Vogeler)
9. Contratempo
(Gaúcho)
10. Quem Passa na Vida Sorrindo
(Fortunato Benchimol)
11. Solução
(Raul Sampaio / Ivo Santos)
12. Doce Veneno
(Valzinho)

Para ouvir agora:
Comentários