Pular para o conteúdo principal

OBALUAYÊ! - Orquestra Afro-Brasileira - Abigail Moura




























Todamérica LPP-TA-11,  1957




Este LP é um dos mais importantes já lançados no Brasil. Na mesma linha do Native Brazilian Music (Leopold Stokowsky) e Songs and Dances of Brazil, ambos postados anteriormente. O maestro Abigail Cecilio de Moura nasceu em MG e esteve a frente da Orquestra Afro-Brasileira por quase trinta anos, considerando que a orquestra foi fundada em 1942 e ele faleceu em 1970. É um disco raríssimo que vale qualquer esforço adquirir pois se trata de rico material para músicos e pesquisadores. Achei o texto abaixo na internet e transcrevo aqui citando a fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/arts/1943352-abigail-moura-orquestra-afro-brasileira/
Sua autoria está atribuida a Grégoire de Villanova e a leitura me faz depreender que tenha sido lançado um exemplar em cd recentemente, juntamente com um livro explicativo, contendo quatro músicas adicionais cuja procedência desconheço, este é o LP original de 1957. Portanto, se este post desagradar a alguém, por favor me faça saber, retirarei imediatamente.


"De que elementos é formada a memória brasileira? Quais componentes estão presentes na vida dessa “jovem” nação de quinhentos anos, que ainda hoje luta para forjar uma personalidade própria?
Durante quase trinta anos o maestro Abigail Moura esteve à frente da Orquestra Afro-brasileira, doando-lhe seu esforço como se fora devoção religiosa. Antes de cada apresentação, agia como um sacerdote rendendo graças, elevando o palco a espaço sagrado. Sem dúvida essa Orquestra é parte importante no resgate da memória nacional.
A Orquestra nasceu em 1942 como um grupo voltado à divulgação da arte e cultura musical negra brasileira. Apoiava-se nos instrumentos de percussão, base da sonoridade “bárbara”, presente a harmonia nos instrumentos ditos “civilizados”: piano, sax, trombone.


Em suas pesquisas, o maestro Abigail incorporou percussivos originais como agogô, adejá, o urucungo, afoxé, atabaques e a angona-puíta... espécie de ancestral em tamanho grande da cuíca brasileira. A escola contemporânea, apoiando-se nos instrumentos harmônicos, seria a constatação da evolução musical dos afro-brasileiros. Aqui precisamos lembrar que a Abolição da escravatura deu-se entre nós apenas em 1888.
A história da Orquestra é marcada tanto pela presença do divino, como por fatos estranhos. Por exemplo, Maria do Carmo – sua cantora oficial, certo dia, ao fim de uma apresentação, teria enlouquecido, jamais voltando a cantar. Figura imprescindível, cujo nome se confunde ao da própria Orquestra, o maestro Abigail Cecílio de Moura, era mineiro e faleceu em 1970. Até o fim de seus dias levou uma vida honrada e pobre, acalentando o sonho de ver sua orquestra retornar ao brilho dos grandes dias. Era copista da Rádio MEC, função que exerceu até sua morte.
A Orquestra despertava interesse por ser considerada “exótica” e muitos iam aos concertos por curiosidade. Sua diversidade musical ia do maracatu ao frevo, jongo, temas do folclore, cânticos de umbanda e candomblé, privilegiando as heranças nagô e bantu, católica portuguesa e a presença indígena.
O livro, acompanhado de um CD com o registro sonoro do primeiro LP gravado pela Orquestra em 1957 (Obaluaye), traz mais algumas canções, totalizando treze músicas."


Aproveitem!

1. Apresentação de Paulo Roberto, e

2. Chegou o Rei Congo
    (Abigail Moura)
    Batuque

3. Calunga
    (Abigail Moura)
    Batuque

4. Amor de Escravo
    (Abigail Moura)
    Jongo

5. Saudação ao Rei Nagô
    (Abigail Moura)
    Batuque

6. Festa de Congo
    (Abigail Moura)
    Maracatu

7. Babalaô
    (Abigail Moura)
    Cântico noturno

8. Liberdade
    (Abigail Moura)
    Batuque

9. Obaluayê
    (Abigail Moura)
    Lamento



 http://www.mediafire.com/download/ah8kl2838axr4x6/A_Orquestra_Afro_Brasileira.zip






Para ouvir agora:

Comentários

Thiago Mello disse…
Parabéns!!!! Que documento incrível, muito obrigado por disponibilizar essa maravilha da música brasileira!!! Um grande abraço a voce e loga vida ao Vinil Maniac!
Vinyl Maniac disse…
Obrigado a voce Thiago!
O seu blog é um dos meus favoritos e sempre será. Muito bom o seu trabalho e dedicação. Grande abraço!
Túlio disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Andre disse…
Este belo LP foi realmente re-lançado em CD graças aos esforços de Emanoel Araujo e Gregóire de Villanova, como parte da exposição "negras memorias, memorias de negros". As quatro musicas extras, se não me angano são do segundo disco da orquestra liderada por Abigail.
Anônimo disse…
sou colecionador e nunca tinha ouvido falar deste lp da orquetra afro brasileira, tenho um outro lp também raro da gravadora CBS. trata-se do mesmo grupo? as músicas sao diferentes?
abraço.

Lipa
Diogo disse…
Olá Pessoal. Por incrivel que pareça, eu também tenho uma cópia desse disco original. Só a capa que eu perdi para os cupins mas eu tenho o vinil inteiro. Fui pesquisar aqui e não sabia que era tão raro. Ganhei ele da minha vó quando viva. Está bem guardado.
367 loser disse…
Can you Re-up this ???
367 loser disse…
Can you re-up this ???
Anônimo disse…
Link quebrado :(

Postagens mais visitadas deste blog

Betinho e seu Conjunto Dançante No 1 - Copacabana CLP 11130 (1959)

Para ouvir o disco inteiro e melhores informações:  http://www.mediafire.com/download/xov...

CHAIM... E SUAS TECLAS MÁGICAS - 1960

Copacabana CLP 11166 - 1960 Comecei a escrever sobre músicos brasileiros que, indignadamente, julgava não existir razão para serem atirados ao limbo, lá atrás, em 1999, para ser mais preciso. Tinha um site chamado "Tesouro Musical" que era abastecido pela minha coleção e pela inestimável contribuição dos sempre amigos: Sérgio Ximenes, um dos maiores colecionadores de discos do Brasil,o já conhecido pelos amigos do blog Niromar Fernandes, extraordinário violonista, e o meu caro e saudoso Caetano Rodrigues. Também tive a ajuda do Sindicato dos Músicos do Rio de Janeiro, que me abriu as portas para vários músicos e cheguei a levar o projeto de escrever um livro sobre o assunto ao Ministério da Cultura, obviamente em vão. Sem apoio financeiro para fazer pesquisas, viagens, etc, etc a coisa ficou inviável. Em 2001 registrei o site "Batutas". Mal poderia supor que, anos depois, o gigante UOL usaria este nome para designar a