Pular para o conteúdo principal

Songs & Dances of Brazil - Folkways Records FP 953 - 1956
























Um disco raro, lançado em tiragem limitada pelo selo americano Folkways Records, em 1956.

No folheto que acompanha o disco, ficamos sabendo, e apenas isto, que se trata de uma gravação feita com equipamento primário em Mar Grande, Itaparica, na Bahia, pelo antropólogo italiano, radicado nos USA, Carlo Castaldi. Cantada e executada por moradores locais, amadores portanto, revela algumas gratas surpresas.

Todas as faixas são consideradas "motivos populares", ou seja, canções que foram adquirindo notoriedade com o tempo, sem que lhes seja atribuida a autoria. É do povo.

E chamo logo a atenção para a faixa 2 do lado A: uma embolada surgida, pelas mãos e vozes astutas da dupla baiana Tom & Dito, a quem se atribui a autoria, como o tema de abertura da série da TV Globo "A Grande Familia" e que deve render um bom dinheiro a dupla...ora, como podemos observar, trata-se de um "motivo popular" já conhecido dos moradores de Mar Grande na década de 50, mas não tem dono mesmo...

Também é motivo para atenção a faixa 3, do mesmo lado, grafada no disco (as faixas não têm nomes) apenas como um tema em "rhythm of samba", e que é, na verdade, sem tirar nem por, a "macumba" Pena Verde, de J.B. de Carvalho, grande estudioso de ritmos afro-brasileiros. Estudou bem o nosso J.B. de Carvalho...

Mas o disco inteiro é curiosissímo contendo farto material para pesquisadores e estudiosos. Tem choros instrumentais sensacionais; marchas-rancho e, principalmente emboladas com letras muito engraçadas e maliciosas. Toda a sabedoria popular de músicos amadores baianos, recolhida durante séculos, vêm a tona neste "disquinho" fantástico.

A capa é do estilo "nada a ver" com o conteúdo (não sei de onde tiraram esta capa) mas os americanos têm um crédito enorme para com a MPB pois pagam tributo a um assunto raramente, para dizer nunca, tratado com seriedade por brasileiros. Ponto para eles então!

obs: lamento por alguns "pulos" e "clicks" em determinadas faixas (notadamente a 1 do lado A). Achei este disco num sebo em NY em estado deplorável, creio que o resultado obtido após processar com o SoundForge foi razoável. Vale a pena escutar. Quem tiver uma cópia melhor e quiser disponibilizar agradeço muito.










Para ouvir agora:

Comentários

Augusto TM disse…
Caríssimo, seu blog está muito bom, heim? Cara nova. discos raros e conteúdo. Quando eu crescer quero ser como você ;)
Fiquei curioso em ouvir este disco, mas como é que se faz para baixar aqui? Vou tentar descobrir. Valeu!
Vinyl Maniac disse…
Rapaz, vindo de voce...super obrigado pela força!
Clique na seta azul e vamos em frente.
Grande abraço e vida longa ao Toque Musical!
Huguinhu K.. disse…
Olá amigão
preciso que vc elabore um texto de 30 segundos aproximadamente falando sobre o conteúdo do seu blog para ser divulgado na rádio, blz?
Abração.
Tio Sam disse…
Estou visitando o blog pela primeira vez. Cheguei aqui vindo pelo Outras Bossas. O blog tá muito bom mesmo. Abraços e tudo de bom.
Vinyl Maniac disse…
O Tio Sam está querendo conhecer a nossa batucada...seja bem chegado amigo! O seu link já está aí ao lado, obrigado pela menção. Vida longa!
Anônimo disse…
I am an Indian and fan of Latin Music. You have an excellent collection... Great....
Thanks
Unknown disse…
Encartes:

http://media.smithsonianfolkways.org/liner_notes/folkways/FW06953.pdf
Paulo Batista disse…
Vinyl Maniac, 07 de setembro de 2016

Meu caro mentor do blog, para voce/blog apenas uma palivrinha: "PARABENS", pela excelência.
Vinyl Maniac disse…
obrigado a todos voces pelas informações e comentários!

Postagens mais visitadas deste blog

Betinho e seu Conjunto Dançante No 1 - Copacabana CLP 11130 (1959)

Para ouvir o disco inteiro e melhores informações:  http://www.mediafire.com/download/xov...

OBALUAYÊ! - Orquestra Afro-Brasileira - Abigail Moura

Todamérica LPP-TA-11,  1957 Este LP é um dos mais importantes já lançados no Brasil. Na mesma linha do Native Brazilian Music (Leopold Stokowsky) e Songs and Dances of Brazil, ambos postados anteriormente. O maestro Abigail Cecilio de Moura nasceu em MG e esteve a frente da Orquestra Afro-Brasileira por quase trinta anos, considerando que a orquestra foi fundada em 1942 e ele faleceu em 1970. É um disco raríssimo que vale qualquer esforço adquirir pois se trata de rico material para músicos e pesquisadores. Achei o texto abaixo na internet e transcrevo aqui citando a fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/arts/1943352-abigail-moura-orquestra-afro-brasileira/ Sua autoria está atribuida a Grégoire de Villanova e a leitura me faz depreender que tenha sido lançado um exemplar em cd recentemente, juntamente com um livro explicativo, contendo quatro músicas adicionais cuja procedência desconheço, este é o LP original de 1957. Portanto, se este post d

CHAIM... E SUAS TECLAS MÁGICAS - 1960

Copacabana CLP 11166 - 1960 Comecei a escrever sobre músicos brasileiros que, indignadamente, julgava não existir razão para serem atirados ao limbo, lá atrás, em 1999, para ser mais preciso. Tinha um site chamado "Tesouro Musical" que era abastecido pela minha coleção e pela inestimável contribuição dos sempre amigos: Sérgio Ximenes, um dos maiores colecionadores de discos do Brasil,o já conhecido pelos amigos do blog Niromar Fernandes, extraordinário violonista, e o meu caro e saudoso Caetano Rodrigues. Também tive a ajuda do Sindicato dos Músicos do Rio de Janeiro, que me abriu as portas para vários músicos e cheguei a levar o projeto de escrever um livro sobre o assunto ao Ministério da Cultura, obviamente em vão. Sem apoio financeiro para fazer pesquisas, viagens, etc, etc a coisa ficou inviável. Em 2001 registrei o site "Batutas". Mal poderia supor que, anos depois, o gigante UOL usaria este nome para designar a