Pular para o conteúdo principal

Rogério Duprat - Brasil com "S" - EMI EMCB 7005 - 1974

























EMI/Odeon EMCB 7005, 1974


Este LP do maestro Rogério Duprat é bem pouco conhecido, acredito que a postagem, embora dê um salto em alguns anos na linha que vinhamos adotando, seja  bem pertinente.  A minha impressão é que Duprat paga uma espécie de "dívida" com os militares lançando um disco com repertório completamente nacionalista. Tudo por conta, suponho, do seu envolvimento com os tropicalistas e com os Mutantes. Mas, se isto é verdadeiro, Duprat o faz à sua moda.

É fácil dizer que Duprat foi o "George Martin" da geração tropicalista, uma espécie de pai, homem mais velho e responsável pelos arranjos e sacadas geniais que fizeram a cabeça daquela geração. Mesmo neste disco, recheado de sambas ufanistas, sua batuta enviezada, torta mesmo, não deixa de estar presente um minuto sequer. Sem querer alongar a conversa (bom mesmo é ouvir) como imaginar "Aquarela do Brasil", ou mesmo "Isto aqui o que é", com guitarras "fuzz" juntamente com gaitas de boca, tal qual um Frank Zappa alucinado (aliás Duprat foi colega de Zappa, quando ambos estudavam com Stockhausen, na Alemanha) se não nos rendermos a afirmativa que este som só poderia ter sido parido na cabeça do mestre genial? A lamentar a completa desinformação acerca de músicos e coral, falha imperdoável da EMI/Odeon.

Deixo voces na companhia do próprio maestro, na entrevista inédita concedida ao amigo jornalista Fernando Rosa e Matinas Suzuki, vergonhosamente desfigurada pela revista Bizz, quando publicada em 2003. Duprat faleceria, vencido por um cancer no estômago, em 2006. A entrevista está aqui e o link do Senhor F (impagável e-zine do Fernando Rosa) está na lista de blogs ao lado. Obrigado Fernando!

Aproveitem!

1. Aquarela do Brasil
(Ary Barroso)

2. Isto aqui o que é
(Ary Barroso)

3. Brasil Usina do Mundo
(João de Barro / Alcyr Pires Vermelho)

4. Rio de Janeiro
(Ary Barroso)

5. Brasil
(Benedito Lacerda / Aldo Cabral)

6. Onde o céu é mais azul
(João de Barro / Alberto Ribeiro / Alcyr Pires Vermelho)

7. Canta, Brasil
(David Nasser / Alcyr Pires Vermelho)

8. Tudo é Brasil
(Vicente Paiva / Sá Roris)

9. Minha terra
(Waldemar Henrique)




 http://www.mediafire.com/?ordqjn9ox9anj42






Para ouvir agora:

Comentários

Anônimo disse…
olá

gostaria de baixar a trilha sonora do polêmico filme da Xuxa, Amor estranho amor...
pelo q vi a trilha é do Duprat...
vc teria alguma informação ou sabe de algum blog q tenha postado?

obrigado

Postagens mais visitadas deste blog

Betinho e seu Conjunto Dançante No 1 - Copacabana CLP 11130 (1959)

Para ouvir o disco inteiro e melhores informações:  http://www.mediafire.com/download/xov...

OBALUAYÊ! - Orquestra Afro-Brasileira - Abigail Moura

Todamérica LPP-TA-11,  1957 Este LP é um dos mais importantes já lançados no Brasil. Na mesma linha do Native Brazilian Music (Leopold Stokowsky) e Songs and Dances of Brazil, ambos postados anteriormente. O maestro Abigail Cecilio de Moura nasceu em MG e esteve a frente da Orquestra Afro-Brasileira por quase trinta anos, considerando que a orquestra foi fundada em 1942 e ele faleceu em 1970. É um disco raríssimo que vale qualquer esforço adquirir pois se trata de rico material para músicos e pesquisadores. Achei o texto abaixo na internet e transcrevo aqui citando a fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/arts/1943352-abigail-moura-orquestra-afro-brasileira/ Sua autoria está atribuida a Grégoire de Villanova e a leitura me faz depreender que tenha sido lançado um exemplar em cd recentemente, juntamente com um livro explicativo, contendo quatro músicas adicionais cuja procedência desconheço, este é o LP original de 1957. Portanto, se este post d

CHAIM... E SUAS TECLAS MÁGICAS - 1960

Copacabana CLP 11166 - 1960 Comecei a escrever sobre músicos brasileiros que, indignadamente, julgava não existir razão para serem atirados ao limbo, lá atrás, em 1999, para ser mais preciso. Tinha um site chamado "Tesouro Musical" que era abastecido pela minha coleção e pela inestimável contribuição dos sempre amigos: Sérgio Ximenes, um dos maiores colecionadores de discos do Brasil,o já conhecido pelos amigos do blog Niromar Fernandes, extraordinário violonista, e o meu caro e saudoso Caetano Rodrigues. Também tive a ajuda do Sindicato dos Músicos do Rio de Janeiro, que me abriu as portas para vários músicos e cheguei a levar o projeto de escrever um livro sobre o assunto ao Ministério da Cultura, obviamente em vão. Sem apoio financeiro para fazer pesquisas, viagens, etc, etc a coisa ficou inviável. Em 2001 registrei o site "Batutas". Mal poderia supor que, anos depois, o gigante UOL usaria este nome para designar a