Pular para o conteúdo principal

Wanderley Taffo - Siles e seu Conjunto - Samba Society



























RGE XRLP 5021 e Beverly LPCM 4038, ambos de 1958


Quem foi Siles? Muitos poderão fazer esta pergunta diante da falta de informações acerca deste excepcional músico que atendia pelo apelido de Siles, Syles ou Silis. Então vamos lá: nascido Wanderley Taffo (Ribeirão Preto - SP), em 26 de abril de 1926, Siles demonstrou vocação para a música precocemente. Aos treze anos de idade tocava na famosa "Banda Italiana". Ainda menor, tocou, também, na casa Jazz Progresso e na Jazz Band Bico Doce (ótimo nome!), para depois tocar na PRA-7 Rádio Clube, tudo isto em Ribeirão Preto. Aos dezessete anos foi primeiro clarinete da Orquestra Sinfônica desta cidade! Transferiu-se para a Rádio Tupy de São Paulo, onde deu vazão ao seu imenso talento como músico e arranjador, chefiando o conjunto da rádio por mais de dez anos.

Ainda em São Paulo, trabalhou na TV Tupy em um programa de calouros com o animador Alfredo Borba. Voltou para Ribeirão Preto, onde novamente atuou na Orquestra Sinfônica e lecionou música no Educandário Coronel Quito Junqueira. Foi casado com a excelente cantora Rosa Pardini e teve dois filhos: os gêmeos Wanderley e Fátima. Wanderley Taffo Jr faleceu precocemente ano passado: era Wander Taffo um dos nossos maiores guitarristas, considerado um dos melhores do mundo. Siles casou-se pela segunda vez, com Célia Aparecida da Silva, com quem teve o filho Julio Ayres. Faleceu, em 15/7/1979, em sua cidade natal.

Eu tenho particular admiração por este disco, primeiramente pelos arranjos de Siles (basta ouvir a versão para samba de "Rock around the clock" e deixar o queixo cair!), em segundo lugar pelo repertório de muito bom gôsto e, por último, pela escolha dos execelentes músicos que o acompanham, só feras do naipe de Orlando Silveira no acordeon, de Esmeraldino (Mestre Esmê) no cavaquinho, de Poly nas guitarras, de Rago no violão, o baixista e o pandeirista eu não tenho certeza quem são mas arrisco, sem muito medo de errar, que são Correia e Zequinha. Quem puder ajudar, agradeço muito. A titulo de curiosidade: a faixa Samba Society é de autoria do também ribeirãopretano Altamir Penha. Brevemente vamos colocar seu disco com o irmão Edson Penha "Violões em Hi-Fi", lançado pela Farroupilha, aguardem!

Aproveitem!

1. Samba Society (Altamir Ruben Penha)

2. Samba no Perroquet (Djalma Ferreira)

3. O Relógio da Vovó (Fafá Lemos / Chiquinho do Acordeom / Garoto)

4. No Rancho Fundo (Ary Barroso / Lamartine Babo)

5. O Orvalho Vem Caindo (Noel Rosa / Kid Pepe)

6. Rock Around The Clock (Freedman / De Knight)

7. Moonglow (Lange)

8. Contraste (Osvaldo Quirino / Sidney Morais)

9. Guacyra (Hekel Tavares / Juraci Camargo)

10. Caravan (Duke Ellington)

11. Cheek To Cheek (Irving Berlin)

12. Faceira (Ary Barroso)




 http://www.mediafire.com/?2avwefxhi4mfegw






Para ouvir agora:

Comentários

Anônimo disse…
Why does "everybody" using Rapidshare? I can hardly not use Rapidshare if I am a "non-member"!
Vinyl Maniac disse…
Hi,
there is no advantage in using Rapidshare. What do you suggest?
Kind regards!
Another_RapidShare_hater disse…
MEDIAFIRE...
Another_RapidShare_hater disse…
Anyhow, this LP is more than superb! THANKS for uploading!!!
Vinyl Maniac disse…
Ok, I agree. Everything now at MediaFire. Just check Trio Boliche one. Kind regards!
Anônimo disse…
Baixado, ouvido, listado e arquivado com carinho.
denisst disse…
OS MUSICOS QUE PARTICIPARAM DO L.P. XRLP 5021 RGE "SAMBA SOCIETY " SÃO; SILES CLARINETE...LUIZ LOY ACORDEON...BONECA VIOLÃO ...EDSON RUBEM PENHA CAVAQUINHO....XÚ VIANA CONTRA BAIXO ... RUBINHO BARSOTTI BATERIA CORISCO PERCUSSÃO....ROGERIO PERCUSSÃO.

Postagens mais visitadas deste blog

OBALUAYÊ! - Orquestra Afro-Brasileira - Abigail Moura

Todamérica LPP-TA-11,  1957 Este LP é um dos mais importantes já lançados no Brasil. Na mesma linha do Native Brazilian Music (Leopold Stokowsky) e Songs and Dances of Brazil, ambos postados anteriormente. O maestro Abigail Cecilio de Moura nasceu em MG e esteve a frente da Orquestra Afro-Brasileira por quase trinta anos, considerando que a orquestra foi fundada em 1942 e ele faleceu em 1970. É um disco raríssimo que vale qualquer esforço adquirir pois se trata de rico material para músicos e pesquisadores. Achei o texto abaixo na internet e transcrevo aqui citando a fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/arts/1943352-abigail-moura-orquestra-afro-brasileira/ Sua autoria está atribuida a Grégoire de Villanova e a leitura me faz depreender que tenha sido lançado um exemplar em cd recentemente, juntamente com um livro explicativo, contendo quatro músicas adicionais cuja procedência desconheço, este é o LP original de 1957. Portanto, se este po...

Betinho e seu Conjunto Dançante No 1 - Copacabana CLP 11130 (1959)

Para ouvir o disco inteiro e melhores informações:  http://www.mediafire.com/download/xov...

Trio Boliche - Théo de Barros, Renato Mendes e Arrudinha

Chantecler CMG 2406, 1966 O Trio Boliche na verdade não é um trio. Foi um projeto desenvolvido pelo extraordinário Théo de Barros (que toca violão e baixo neste disco) e do "underrated" e obscuro organista Renato Mendes, o homem que introduziu o Moog no Brasil, vou postar mais discos do Renato aqui. Mas é em torno dos dois que gira o Trio Boliche com o luxuoso acompanhamento do "superb" baterista paulista Arrudinha. Outros músicos que participam do ótimo disco estão listados nas notas da contracapa que reproduzo integralmente. "A parte mais difícil em todo o trabalho de produção de um LP é - indiscutivelmente a contra-capa. Quando se quer explicar de verdade o que são, quem são e como são os intérpretes do disco e o que é o LP; quando se quer expressar em poucas palavras e em pouco papel, toda a emoção que o "tape" gravado nos transmitiu, aí sim é que fica difícil escrever a contra-capa. Pode-se escrever direito por linha...