Pular para o conteúdo principal

Laurindo Almeida e Rafael Méndez ...Together

























Decca US DL - 74921, 1968


Enquanto preparo alguns discos dentro da nossa linha de MPB instrumental vou atender o pedido de um frequentador assíduo do blog (obrigado!) João Carlos Pádua. Este LP do Laurindo Almeida com o trompetista mexicano Rafael Méndez é bem conhecido por muitos, mas segundo o João, a maioria dos links não está funcionando. Então aqui está ele.

Rafael Méndez eu conheço desde a infância, ouvindo os LPs do Xavier Cugat que o meu pai colocava na vitrola. O tempo passou e nunca mais tinha ouvido falar dele (que faleceu em 1981) até o Pádua me fazer este pedido. Como antes, obviamente, não existia o oráculo Google, fui fazer uma pesquisa (sugiro que façam) e descobri coisas interessantes como: Méndez sofria de asma. Um trompetista asmático! Méndez sofreu um acidente em 1967 quando assistia um jogo de beisebol e um morcego o atingiu no rosto. Parece que a coisa foi séria pois em seguida ele resolveu parar definitivamente a carreira com a saúde agravada pela asma.

Mas isto são informações que não têm a ver com o disco que é, ao mesmo tempo, estranho e bonito! As faixas com "sotaque" brasileiro me agradam mais. Bambuco é um tipo de música cuja origem se atribui à Colombia. A peça é tradicional e foi arranjada por Méndez, bem como Lullaby, também tradicional. Bossa Romântica é do Radamés Gnattalli e o resto creio que os amigos saberão a autoria. Espero que gostem.

Aproveitem!

1. Pièce en Forme de Habanera
2. Bambuco
3. Carinhoso
4. Entr'acte
5. Bossa Romantica
6. Malagueña Salerosa
7. Sicilienne
8. Romanza
9. Sevilla
10. Lullaby









Para ouvir agora:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OBALUAYÊ! - Orquestra Afro-Brasileira - Abigail Moura

Todamérica LPP-TA-11,  1957 Este LP é um dos mais importantes já lançados no Brasil. Na mesma linha do Native Brazilian Music (Leopold Stokowsky) e Songs and Dances of Brazil, ambos postados anteriormente. O maestro Abigail Cecilio de Moura nasceu em MG e esteve a frente da Orquestra Afro-Brasileira por quase trinta anos, considerando que a orquestra foi fundada em 1942 e ele faleceu em 1970. É um disco raríssimo que vale qualquer esforço adquirir pois se trata de rico material para músicos e pesquisadores. Achei o texto abaixo na internet e transcrevo aqui citando a fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/arts/1943352-abigail-moura-orquestra-afro-brasileira/ Sua autoria está atribuida a Grégoire de Villanova e a leitura me faz depreender que tenha sido lançado um exemplar em cd recentemente, juntamente com um livro explicativo, contendo quatro músicas adicionais cuja procedência desconheço, este é o LP original de 1957. Portanto, se este po...

Betinho e seu Conjunto Dançante No 1 - Copacabana CLP 11130 (1959)

Para ouvir o disco inteiro e melhores informações:  http://www.mediafire.com/download/xov...

Trio Boliche - Théo de Barros, Renato Mendes e Arrudinha

Chantecler CMG 2406, 1966 O Trio Boliche na verdade não é um trio. Foi um projeto desenvolvido pelo extraordinário Théo de Barros (que toca violão e baixo neste disco) e do "underrated" e obscuro organista Renato Mendes, o homem que introduziu o Moog no Brasil, vou postar mais discos do Renato aqui. Mas é em torno dos dois que gira o Trio Boliche com o luxuoso acompanhamento do "superb" baterista paulista Arrudinha. Outros músicos que participam do ótimo disco estão listados nas notas da contracapa que reproduzo integralmente. "A parte mais difícil em todo o trabalho de produção de um LP é - indiscutivelmente a contra-capa. Quando se quer explicar de verdade o que são, quem são e como são os intérpretes do disco e o que é o LP; quando se quer expressar em poucas palavras e em pouco papel, toda a emoção que o "tape" gravado nos transmitiu, aí sim é que fica difícil escrever a contra-capa. Pode-se escrever direito por linha...