Pular para o conteúdo principal

Laurindo Almeida e Rafael Méndez ...Together

























Decca US DL - 74921, 1968


Enquanto preparo alguns discos dentro da nossa linha de MPB instrumental vou atender o pedido de um frequentador assíduo do blog (obrigado!) João Carlos Pádua. Este LP do Laurindo Almeida com o trompetista mexicano Rafael Méndez é bem conhecido por muitos, mas segundo o João, a maioria dos links não está funcionando. Então aqui está ele.

Rafael Méndez eu conheço desde a infância, ouvindo os LPs do Xavier Cugat que o meu pai colocava na vitrola. O tempo passou e nunca mais tinha ouvido falar dele (que faleceu em 1981) até o Pádua me fazer este pedido. Como antes, obviamente, não existia o oráculo Google, fui fazer uma pesquisa (sugiro que façam) e descobri coisas interessantes como: Méndez sofria de asma. Um trompetista asmático! Méndez sofreu um acidente em 1967 quando assistia um jogo de beisebol e um morcego o atingiu no rosto. Parece que a coisa foi séria pois em seguida ele resolveu parar definitivamente a carreira com a saúde agravada pela asma.

Mas isto são informações que não têm a ver com o disco que é, ao mesmo tempo, estranho e bonito! As faixas com "sotaque" brasileiro me agradam mais. Bambuco é um tipo de música cuja origem se atribui à Colombia. A peça é tradicional e foi arranjada por Méndez, bem como Lullaby, também tradicional. Bossa Romântica é do Radamés Gnattalli e o resto creio que os amigos saberão a autoria. Espero que gostem.

Aproveitem!

1. Pièce en Forme de Habanera
2. Bambuco
3. Carinhoso
4. Entr'acte
5. Bossa Romantica
6. Malagueña Salerosa
7. Sicilienne
8. Romanza
9. Sevilla
10. Lullaby









Para ouvir agora:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Betinho e seu Conjunto Dançante No 1 - Copacabana CLP 11130 (1959)

Para ouvir o disco inteiro e melhores informações:  http://www.mediafire.com/download/xov...

OBALUAYÊ! - Orquestra Afro-Brasileira - Abigail Moura

Todamérica LPP-TA-11,  1957 Este LP é um dos mais importantes já lançados no Brasil. Na mesma linha do Native Brazilian Music (Leopold Stokowsky) e Songs and Dances of Brazil, ambos postados anteriormente. O maestro Abigail Cecilio de Moura nasceu em MG e esteve a frente da Orquestra Afro-Brasileira por quase trinta anos, considerando que a orquestra foi fundada em 1942 e ele faleceu em 1970. É um disco raríssimo que vale qualquer esforço adquirir pois se trata de rico material para músicos e pesquisadores. Achei o texto abaixo na internet e transcrevo aqui citando a fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/arts/1943352-abigail-moura-orquestra-afro-brasileira/ Sua autoria está atribuida a Grégoire de Villanova e a leitura me faz depreender que tenha sido lançado um exemplar em cd recentemente, juntamente com um livro explicativo, contendo quatro músicas adicionais cuja procedência desconheço, este é o LP original de 1957. Portanto, se este post d

CHAIM... E SUAS TECLAS MÁGICAS - 1960

Copacabana CLP 11166 - 1960 Comecei a escrever sobre músicos brasileiros que, indignadamente, julgava não existir razão para serem atirados ao limbo, lá atrás, em 1999, para ser mais preciso. Tinha um site chamado "Tesouro Musical" que era abastecido pela minha coleção e pela inestimável contribuição dos sempre amigos: Sérgio Ximenes, um dos maiores colecionadores de discos do Brasil,o já conhecido pelos amigos do blog Niromar Fernandes, extraordinário violonista, e o meu caro e saudoso Caetano Rodrigues. Também tive a ajuda do Sindicato dos Músicos do Rio de Janeiro, que me abriu as portas para vários músicos e cheguei a levar o projeto de escrever um livro sobre o assunto ao Ministério da Cultura, obviamente em vão. Sem apoio financeiro para fazer pesquisas, viagens, etc, etc a coisa ficou inviável. Em 2001 registrei o site "Batutas". Mal poderia supor que, anos depois, o gigante UOL usaria este nome para designar a