Pular para o conteúdo principal

Orlando Silveira - Choros - Ontem, Hoje e Sempre





Entré/CBS 104410, 1978


Foi com relativa surpresa que verifiquei a ausencia deste discaço nos blogs musicais. Relativo e compreensível, em termos de Brasil, o fato de jamais ter sido lançado no formato digital, quem se interessa? Nós é claro, eu e meus possíveis leitores. O paulista Orlando Silveira foi um dos maiores músicos e maestros que este país já produziu. Não vou gastar tempo aqui relatando suas proezas, podem ser facilmente encontradas no Google.

Vamos lá: neste disco Orlando faz a direção de produção, direção de estúdio, os arranjos (com sensacional dobra de instrumentos, nível, volume) e rege os músicos. É mole? E quem são os músicos? Orlando sabia muito bem com quem podia contar para fazer um disco 100% perfeito. São eles: o próprio no acordeon; J. Carlos no vibrafone; o genial e recém falecido (quem divulgou? ninguém...) Neco na guitarra; o trio de ouro dos violões Neco, Meira e Dino; Canhoto no cavaquinho; Sérgio Barroso no baixo; o incansável Tião Marinho também no baixo nas faixas Perigoso e Tenebroso; Gilson de Freitas, Jorge Silva e Risadinha no ritmo e finalmente o maior baterista do Brasil: Wilson das Neves. Sabia escalar uma seleção o Maestro Orlando Silveira!
Um amigo sugeriu que colocasse apenas uma faixa para audição, talvez desperte maior curiosidade sobre o restante do disco. Para não dizer que não dei ouvidos vou agir assim com este aqui e vou ver o resultado nos downloads. Mas volto a colocar o disco inteiro quando achar conveniente.

Não existe a menor possibilidade de encontrar este disco no formato digital, portanto...

Aproveitem!

1. Espinha de Bacalhau
(Severino Araújo)

2. Quanto Doi Uma Saudade
(Aníbal Augusto Sardinha)

3. Flamengo
(Bonfíglio de Oliveira)

4. Uma Noite no Sumaré
(Esmeraldino Sales)

5. Equilibrando
(Orlando Silveira / Esmeraldino Sales)

6. Araponga
(Luiz Gonzaga)

7. Modulando
(Rubens Leal Brito)

8. Eu Quero É Sossego
(K-Ximbinho)

9. Tenebroso
(Ernesto Nazareth)

10. Perigoso
(Orlando Silveira / Esmeraldino Sales)

11. Paduando
(Mozart)

12. Simplicidade
(Jacob do Bandolim)










Para ouvir Espinha de Bacalhau agora:

Comentários

Anônimo disse…
Caro Vinylmaniac,

Que bom que você voltou a postar com mais frequência, mas tenho que fazer uma observação sobre este último e excelente post. O disco do Orlando Silveira deu pau na ripagem: da 6ª faixa em diante as músicas apresentam ruído e distorções (espero que tenha conserto).

Um abração e até

Jorge França
Chris disse…
Beleza beleza BELEZA MANO !!!
Obrigado por este novo LP
é verdade que tem barulhos a partir da faixa 6
Chris - Niteroi
Vinyl Maniac disse…
Caros amigos Jorge e Chris ( o frances mais carioca do Brasil), muito obrigado pelas palavras e pelo toque. Realmente estava horroroso, não sei o que aconteceu. Talvez um problema na zipagem. Mas já está consertado e creio que ficou tudo bem, confiram por favor.

Para os demais amigos, apesar de já estar na postagem o novo link aqui vai de novo:

http://www.mediafire.com/file/oymmdpa3ddr12gb/Orlando%20Silveira%20Choros.zip

Abraços!
rosario disse…
Esse blog é maravilhoso, obrigado por existir!
Vinyl Maniac disse…
Luizinho, um super obrigado pela visita!
Luiz disse…
Caramba, obrigado MESMO por esse disco.
Vinyl Maniac disse…
Obrigado a voce pela visita Luiz, volte sempre!
Tem uma versão linda do choro "Perigoso" em http://www.youtube.com/watch?v=hSWNNBhYlYs. Espero que gostem!
Rubens disse…
Obrigado pelo excelente LP.
Vinyl Maniac disse…
obrigado amigo pela visita e pela força, são comentários assim que nos fazem persistir. Vou continuar postando coisas que considero importantes como este disco do maestro Orlando Silveira, abraço!

Postagens mais visitadas deste blog

Betinho e seu Conjunto Dançante No 1 - Copacabana CLP 11130 (1959)

Para ouvir o disco inteiro e melhores informações:  http://www.mediafire.com/download/xov...

OBALUAYÊ! - Orquestra Afro-Brasileira - Abigail Moura

Todamérica LPP-TA-11,  1957 Este LP é um dos mais importantes já lançados no Brasil. Na mesma linha do Native Brazilian Music (Leopold Stokowsky) e Songs and Dances of Brazil, ambos postados anteriormente. O maestro Abigail Cecilio de Moura nasceu em MG e esteve a frente da Orquestra Afro-Brasileira por quase trinta anos, considerando que a orquestra foi fundada em 1942 e ele faleceu em 1970. É um disco raríssimo que vale qualquer esforço adquirir pois se trata de rico material para músicos e pesquisadores. Achei o texto abaixo na internet e transcrevo aqui citando a fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/arts/1943352-abigail-moura-orquestra-afro-brasileira/ Sua autoria está atribuida a Grégoire de Villanova e a leitura me faz depreender que tenha sido lançado um exemplar em cd recentemente, juntamente com um livro explicativo, contendo quatro músicas adicionais cuja procedência desconheço, este é o LP original de 1957. Portanto, se este post d

CHAIM... E SUAS TECLAS MÁGICAS - 1960

Copacabana CLP 11166 - 1960 Comecei a escrever sobre músicos brasileiros que, indignadamente, julgava não existir razão para serem atirados ao limbo, lá atrás, em 1999, para ser mais preciso. Tinha um site chamado "Tesouro Musical" que era abastecido pela minha coleção e pela inestimável contribuição dos sempre amigos: Sérgio Ximenes, um dos maiores colecionadores de discos do Brasil,o já conhecido pelos amigos do blog Niromar Fernandes, extraordinário violonista, e o meu caro e saudoso Caetano Rodrigues. Também tive a ajuda do Sindicato dos Músicos do Rio de Janeiro, que me abriu as portas para vários músicos e cheguei a levar o projeto de escrever um livro sobre o assunto ao Ministério da Cultura, obviamente em vão. Sem apoio financeiro para fazer pesquisas, viagens, etc, etc a coisa ficou inviável. Em 2001 registrei o site "Batutas". Mal poderia supor que, anos depois, o gigante UOL usaria este nome para designar a