Pular para o conteúdo principal

CHAIM... E SUAS TECLAS MÁGICAS - 1960























Copacabana CLP 11166 - 1960

Comecei a escrever sobre músicos brasileiros que, indignadamente, julgava não existir razão para serem atirados ao limbo, lá atrás, em 1999, para ser mais preciso. Tinha um site chamado "Tesouro Musical" que era abastecido pela minha coleção e pela inestimável contribuição dos sempre amigos: Sérgio Ximenes, um dos maiores colecionadores de discos do Brasil,o já conhecido pelos amigos do blog Niromar Fernandes, extraordinário violonista, e o meu caro e saudoso Caetano Rodrigues. Também tive a ajuda do Sindicato dos Músicos do Rio de Janeiro, que me abriu as portas para vários músicos e cheguei a levar o projeto de escrever um livro sobre o assunto ao Ministério da Cultura, obviamente em vão. Sem apoio financeiro para fazer pesquisas, viagens, etc, etc a coisa ficou inviável.

Em 2001 registrei o site "Batutas". Mal poderia supor que, anos depois, o gigante UOL usaria este nome para designar a rádio que até hoje "toca no seu dial"...

Vida que segue, viagens para lá, exterior, mudanças radicais e, na volta, resolvi continuar.
Surgiu, então, em 2003, o Vinyl Maniac, que antes era um site comum e depois virou um blog, coisa que nem sonhavamos existir. As mudanças visuais foram acontecendo ao longo dos anos e me arrependo por não ter salvado os modelos anteriores, cujos comentários eram, imensa maioria, muito melhores que os posts.

Mas por que escrevo tudo isto? Porque pretendo mostrar a dificuldade que encontramos aqui para salvaguardar a memória dos nossos músicos, coisas do desmiolado e desmemoriado Brasil.

Ok, aí em cima tem um disco de um dos meus pianistas prediletos, e agora conto a minha saga para fazer esta postagem. 

Quem foi Abraham Chaim Levack (Caim em portugues e Hayme em ingles)? Como chegou ao Brasil, como, em pouco tempo, se tranformou num dos mais importantes músicos atuando em território nacional? Perguntas sem respostas.

Sabia que, após reconhecidas performances em diversas casas noturnas, dentre elas a Vogue, Copacabana Palace, gravações memoráveis com Moacyr Silva, participação brilhante no disco Coisas do Moacir Santos, ser o pianista exclusivo da Radio Nacional, Chaim tinha ido para os USA, mas e aí?

Aí, em 2001, apelei para a Daniella Thompson que colocou a minha pergunta "onde anda Chaim Levack?" na lista chamada LatinJazz da qual era moderadora. Enquanto aguardava alguma resposta, numa tarde qualquer, estava ouvindo um disco do cantor americano Jackson Browne e percebi que o baterista chamava-se Mauricio Levack. 

Muita coincidencia e mandei um email para o site do cantor perguntando se havia algum parentesco com o Chaim. A resposta foi: sim, era seu filho!

Opa, estava aberto o caminho. Mas nada do Mauricio me responder sobre seu pai. A Daniella, então, executou um papel fundamental: descobriu o email do Jose Marino (Zelão) baixista do Walter Wanderlei que morava nos USA e, ainda mais, o email da cantora cubana Candy Sosa que atuou com Chaim na melhor casa noturna de Los Angeles (La Macia) onde ele tocou esplendidamente, acompanhando artistas do naipe de Vic Damone, Diane Carroll, Celia Cruz, além dos conjuntos de Sérgio Mendes e Tito Puente. La Macia era a única casa noturna na cidade onde se podia ouvir música latina, coisa que Chaim adorava. 

Nascido em Israel, aprendeu a tocar piano com sua mãe, atuou no Moulin Rouge, peregrinou pelo mundo e veio para o Brasil em 1955; falava fluentemente hebreu, portugues, frances, alemão, ingles e espanhol. Era um tremendo glutão e adorava jogar poquer. Tocou no já citado disco do Moacir Santos, no disco Os Cobras, em praticamente todos os discos do Moacyr Silva (também como Bob Fleming), no fantástico Quarteto Nostalgia e em todos os discos do Paulinho (baterista) e seus Night Boys. Nos USA, gravou com a Candy Sosa, com Tito Puente, fez parte da prestigiosa orquestra de Nelson Riddle e fez trilhas sonoras para filmes da MGM. Faleceu em 1999 (Los Angeles) fazendo o que mais gostava: tocando seu piano. Teria muito mais para contar, mas são coisas particulares e que iriam fazer o post maior do que já está.

Esta postagem é uma homenagem a Daniella Thompson, Candy Sosa e Jose Marino. Mauricio Levack, seu filho, talvez até em função dos acontecimentos nos USA em 2001, não me forneceu maiores informações sobre seu pai...infelizmente.

Este disco não é dos seus melhores embora eu goste muito. Nele atuam Paulinho Magalhães na batera; Waltel Branco no violão; Luiz Marinho no baixo e Pedro (Sorongo) Santos na percussão.

Ouçam a bela "O amor e a rosa" e percebam como Chaim não consegue fugir de sua veia jazzistica e entorta a música nos improvisos. Um pianista que influenciou toda uma geração de músicos, grande Chaim Levack!   

Não existe a menor possibilidade de encontrar este disco no formato digital, portanto...

Aproveitem!

1. Sorongaio (Pedro Santos)

2. Autumn In Rome (Alessandro Cicognini / Paul Weston / Sammy Cahn)

3. O Amor e a Rosa (Antônio Maria / Ayres da Costa Pessoa "Pernambuco")

4. Una Aventura Mas (Oscar Kinleiner)

5. On The Street Where You Live (Alan Jay Lerner / Frederick Loewe)

6. Inferno Verde (Pedro Santos)

7. Stompin' At The Savoy (Edgar Sampson / Benny Goodman / Chick Webb) 

8. Donde Estará Mi Vida (Antônio Lopes / Quiroga Segovia / Francisco Naranjo Caldera / Ignacio Roman Jimenez)

9. Bem Feliz (Garcia Júnior / Geraldo Barbosa / Lourival Perez)

10. Flamingo (Grouya / Anderson)

11. Mack The Knife (Moritat) (Kurt Weill / Bertold Brecht)

12. Sorongando Em Madrid (Pedro Santos)












 Para ouvir agora: "O amor e a rosa"


Comentários

Roberto Luis disse…
Parabéns, uma bela pesquisa. Obrigado pelo LP.
Abraços!
silvestre disse…
Achar uma preciosidade dessas,só aqui no Vynil Maniac,e a pesquisa então,é uma das mais completas que ja vi sobre esse musico maravilhoso que foi Chaim Levack.A propósito,voce sabia que ele também era um crack no Hammond b3?,em alguns discos do Bob Fleming,ou Moacir Silva,como ele realmente se chamava,é possivel ouvir Chaim executando com maestria,o Hammond b3.Parabéns pela postagem,e, não querendo ser chato,pedirei novamente,se voce tiver,alguma coisa sobre o Ely Arcoverde,aquele que fazia o Hmmond b3 falar,ok?.Obrigado.
Vinyl Maniac disse…
Boa tarde Roberto e Silvestre,

muito obrigado pelos comentários, espero que realmente tenham gostado! Silvestre, estou longe de casa mas chegando lá. Aí coloco o disco do "homem que fazia o Hammond falar". Grande abraço para os dois!
Anônimo disse…
What a lovely gem! Especially "O amor e a Rosa" and "Flamingo" are pure delight. Thanks!
Vinyl Maniac disse…
Thanks Brazilliance for your words! BTW, I put a link to your great blog. Best regards!
Anônimo disse…
Thanks, that's very kind of you!
May I ask you to update the link to my front page (index of articles) instead of the introduction?
BTW, of course, your website has been linked to my references site.
AD
Anônimo disse…
Puxa !!!... além de um excelente disco, como é bom ler estes posts compridos, instrutivos, apaixonados pela música brasileira e bem escritos que você faz. Gostaria também de ser um expert e fazer um comentário bem grandão, mas vou deixar isso pros cobras que andam por aqui. Valeu !!!
Jorge França
Vinyl Maniac disse…
Meu caro Jorge França,
estas palavras vindas de um craque só me inspiram para continuar. Muito obrigado!
Vinyl Maniac disse…
Hi Brazilliance,

it´s done, thanks for add my blog. Cheers!
Luiz Harding disse…
Olá VM, sou o Luiz do Blog do Edison Machado. Só para ajudar, no disco "Os Cobras", o piano é do Tenório Jr".Abraço
Gustavo Aguiar Rocha da Silva disse…
Até hoje assovio o solo de Chaim Levack em "Summertime", que ele gravou com Moacyr Silve em disco chamado "Sax Sensacional", se me não engano. Solo curto, simples, extraordinariamente belo, deixando o ouvinte a querer ouvir mais e mais. Tempos depois "descobri" que Bill Evans fazia a mesma coisa.
Gustavo Aguiar Rocha da Silva disse…
Até hoje assovio o solo de Chaim Levack em "Summertime", que ele gravou com Moacyr Santos em LP chamado "Sax sensacional". Solo curto, simples, extraordinariamente belo, como todas as suas intervenções. Muitos anos depois "descobri" que Bill Evans fazia o mesmo.
Vinyl Maniac disse…
oi Gustavo, que sensação boa saber que o blog ainda é lido em 2021! muito obrigado, acho que voce me incentivou a dar uma repaginada no blog, nos discos, colocar coisas "novas", fiquei feliz ainda com o comentário sobre o belo solo do Chaim, papa finissima! Grande abraço!
Como conseguir uma cópia em cd deste disco?
Cacai Nunes disse…
Obrigado pelas informações a respeito do Chaim.
Estou digitalizando minha cópia deste disco e vou compartilhar algumas músicas no meu programa Acervo Origens na Rádio Nacional.
Parabéns !

Postagens mais visitadas deste blog

Betinho e seu Conjunto Dançante No 1 - Copacabana CLP 11130 (1959)

Para ouvir o disco inteiro e melhores informações:  http://www.mediafire.com/download/xov...

OBALUAYÊ! - Orquestra Afro-Brasileira - Abigail Moura

Todamérica LPP-TA-11,  1957 Este LP é um dos mais importantes já lançados no Brasil. Na mesma linha do Native Brazilian Music (Leopold Stokowsky) e Songs and Dances of Brazil, ambos postados anteriormente. O maestro Abigail Cecilio de Moura nasceu em MG e esteve a frente da Orquestra Afro-Brasileira por quase trinta anos, considerando que a orquestra foi fundada em 1942 e ele faleceu em 1970. É um disco raríssimo que vale qualquer esforço adquirir pois se trata de rico material para músicos e pesquisadores. Achei o texto abaixo na internet e transcrevo aqui citando a fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/arts/1943352-abigail-moura-orquestra-afro-brasileira/ Sua autoria está atribuida a Grégoire de Villanova e a leitura me faz depreender que tenha sido lançado um exemplar em cd recentemente, juntamente com um livro explicativo, contendo quatro músicas adicionais cuja procedência desconheço, este é o LP original de 1957. Portanto, se este post d