Pular para o conteúdo principal

Lição de Balanço - Dom Um Romão, Tenório Jr, Zé Bodega






RGE - XRLP 5.246 - 1964


Estou viajando mas achei este ótimo disco no notebook, devidamente processado, e por incrível que pareça não está publicado em nenhum dos excelentes blogs musicais aí ao lado. Não tenho scanner, a imagem foi retirada do site Sabadabada (www.sabadabada.com), quando chegar em casa coloco a imagem trabalhada.

A bolacha em questão parece ser uma "ação entre amigos", senão vejamos: era 1964 e todos os músicos, e, consequentemente, todos os conjuntos, se renderam ao que se chamou sambalanço - devidamente registrado pelo Cesar Mariano em seu conjunto homônimo - e as gravadoras, prevendo lucros com o som que estava agradando a juventude da época, não titubeavam em colocar nos títulos dos seus LPs a palavrinha "mágica". Aqui, chamaram a fina flor dos músicos (Zé Bodega, Cipó, Ed Maciel, Tenório, Dom Um, Copinha, Julinho Barbosa, além dos incríveis Jorginho, Rubens Bassini e Humberto Garin) sob a supervisão musical dos maestros Waltel Branco e do Celso Murilo. Celso era amigo do Orlandivo, que tinha como parceiro Helton Menezes (autor de nada menos que sete faixas no disco, entendia de balanço o Helton, merece uma pesquisa...) que era amigo do Waltel, que era... Ok, as faixas cantadas são do coro do Joab Teixeira.

Bem, acho o resultado ótimo e espero que meus eventuais leitores também gostem.

Não existe a menor possibilidade de encontrar este disco no formato digital, portanto...

Aproveitem!

1. Berimbau
(Baden Powell / Vinicius de Moraes)

2. Meu Patuá
(Carvalhinho / Zilda do Zé / Jorge Silva)

3. Lamento Negro
(Orlandivo / Roberto Jorge)

4. Amor Em Tempo de Verão
(Hélton Menezes)

5. Jambete
(Hélton Menezes)

6. Lição de Balanço
(Hélton Menezes / Hercilio Silva)

7. Bonequinha Que Balança
(Hélton Menezes)

8. Salambô
(Armando Cavalcanti / Klécius Caldas)

9. Miss Balanço
(Hélton Menezes)

10. Alguém Chorou
(Hélton Menezes)

11. Samba Com Molho
(Hélton Menezes)

12. Bigorrilho
(Sebastião Gomes / Paquito / Romeu Gentil)












Para ouvir agora "Amor em tempo de verão", do Helton Menezes:


Comentários

Anônimo disse…
I was always wondering what hides behind this funny cover – well, something much better than I expected. The line-up is illustrious and the result very entertaining. Thanks for this!
AD
Willians disse…
Rapaz, esse não conhecia, bacana. Valeu por mais essa raridade. Abraços.
Anônimo disse…
Olá Vinyl Maniac,

Aconteceu alguma coisa ? Faz tempo que você não atualiza seu blog ...
Espero que esteja tudo bem com você.

Aguardamos seu retorno às atividades. Abraços

Jorge França
Curitiba-PR
tenorio Jr. era "o cara"...obrigado!
Unknown disse…
EU TENHO UM PRA NEGÓCIO, EM PERFEITO ESTADO
MEU E-MAIL, mdcalsonari@gmail.com
cyberogan disse…
Grato. Imprescindível !

Postagens mais visitadas deste blog

Betinho e seu Conjunto Dançante No 1 - Copacabana CLP 11130 (1959)

Para ouvir o disco inteiro e melhores informações:  http://www.mediafire.com/download/xov...

OBALUAYÊ! - Orquestra Afro-Brasileira - Abigail Moura

Todamérica LPP-TA-11,  1957 Este LP é um dos mais importantes já lançados no Brasil. Na mesma linha do Native Brazilian Music (Leopold Stokowsky) e Songs and Dances of Brazil, ambos postados anteriormente. O maestro Abigail Cecilio de Moura nasceu em MG e esteve a frente da Orquestra Afro-Brasileira por quase trinta anos, considerando que a orquestra foi fundada em 1942 e ele faleceu em 1970. É um disco raríssimo que vale qualquer esforço adquirir pois se trata de rico material para músicos e pesquisadores. Achei o texto abaixo na internet e transcrevo aqui citando a fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/arts/1943352-abigail-moura-orquestra-afro-brasileira/ Sua autoria está atribuida a Grégoire de Villanova e a leitura me faz depreender que tenha sido lançado um exemplar em cd recentemente, juntamente com um livro explicativo, contendo quatro músicas adicionais cuja procedência desconheço, este é o LP original de 1957. Portanto, se este post d

CHAIM... E SUAS TECLAS MÁGICAS - 1960

Copacabana CLP 11166 - 1960 Comecei a escrever sobre músicos brasileiros que, indignadamente, julgava não existir razão para serem atirados ao limbo, lá atrás, em 1999, para ser mais preciso. Tinha um site chamado "Tesouro Musical" que era abastecido pela minha coleção e pela inestimável contribuição dos sempre amigos: Sérgio Ximenes, um dos maiores colecionadores de discos do Brasil,o já conhecido pelos amigos do blog Niromar Fernandes, extraordinário violonista, e o meu caro e saudoso Caetano Rodrigues. Também tive a ajuda do Sindicato dos Músicos do Rio de Janeiro, que me abriu as portas para vários músicos e cheguei a levar o projeto de escrever um livro sobre o assunto ao Ministério da Cultura, obviamente em vão. Sem apoio financeiro para fazer pesquisas, viagens, etc, etc a coisa ficou inviável. Em 2001 registrei o site "Batutas". Mal poderia supor que, anos depois, o gigante UOL usaria este nome para designar a