Pular para o conteúdo principal

Iver´s Brazilians - Omar Izar e Caetano Zama


























London Records - PS-378, anos 60


Depois de longas e merecidas férias vamos voltar às postagens. Este disco, muito raro em versão mono, é ainda mais raro na versão estéreo. Trata-se do Iver´s Brazilians, ou sejam: o imenso harmonicista Omar Izar e o violonista e compositor Caetano Zama. Omar morava nos USA desde 1963, quando encantou a platéia americana com seu incrível virtuosismo (trata-se de um auto-didata!) na sua estréia no famoso clube Chateau Madrid. Zama, por sua vez, lá residia desde 1962, quando se apresentou no controverso show de bossanova no Carneggie Hall.
Até comprar esta bolacha confesso que não a conhecia, muito menos a data de seu lançamento (entre 1964 e 1967) mas tudo me faz supor que seja, sem dúvida, de 1964. Como explicar que os tais "Brazilians" tocassem, em maioria no disco, boleros que pouco tinham a ver com o Brasil mas que, por sua vez, faziam parte da trilha sonora dos grandes musicais da Broadway desde a década de 50?

Entretanto nada disto deslustra o disco e os seus músicos. Omar, até hoje na ativa, brilha intensamente acompanhado do violão "correto" do Zama e de ritmistas desconhecidos. Chamo a atenção de voces para as faixas Brazilian Summer, A Brazilian in New York e a introdução de Lamento Borincano, simplesmente sensacional! Por último, depois de muito matutar, cheguei a conclusão que o nome do disco é uma alusão ao estúdio da London Records que ficava na Iver Lane, em Londres, e menciona, grosso modo, que "Iver é brasileira" ou "dos brasileiros".

Não encontrei informações sobre o relançamento em cd deste disco, portanto...

Aproveitem!

1 - Brasil (Ary Barroso)

2 - Noche de ronda (Agustin Lara)

3 - Perfidia (Domingues)

4 - Amor (Ruiz)

5 - Besame mucho (Consuelo Velasques)

6 - Brazilian Summer (Caetano Zama)

7 - Lamento Borincano (Hernandes)

8 - A Brazilian in New York (Omar Izar)

9 - Quizas Quizas Quizas (Farres)

10 - Te quiero dijiste (Pasquale)

11 - Maria Elena (Lorenzo Barcelata)

12 - Como me quieras (Garcia)












Para ouvir agora:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Betinho e seu Conjunto Dançante No 1 - Copacabana CLP 11130 (1959)

Para ouvir o disco inteiro e melhores informações:  http://www.mediafire.com/download/xov...

OBALUAYÊ! - Orquestra Afro-Brasileira - Abigail Moura

Todamérica LPP-TA-11,  1957 Este LP é um dos mais importantes já lançados no Brasil. Na mesma linha do Native Brazilian Music (Leopold Stokowsky) e Songs and Dances of Brazil, ambos postados anteriormente. O maestro Abigail Cecilio de Moura nasceu em MG e esteve a frente da Orquestra Afro-Brasileira por quase trinta anos, considerando que a orquestra foi fundada em 1942 e ele faleceu em 1970. É um disco raríssimo que vale qualquer esforço adquirir pois se trata de rico material para músicos e pesquisadores. Achei o texto abaixo na internet e transcrevo aqui citando a fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/arts/1943352-abigail-moura-orquestra-afro-brasileira/ Sua autoria está atribuida a Grégoire de Villanova e a leitura me faz depreender que tenha sido lançado um exemplar em cd recentemente, juntamente com um livro explicativo, contendo quatro músicas adicionais cuja procedência desconheço, este é o LP original de 1957. Portanto, se este post d

CHAIM... E SUAS TECLAS MÁGICAS - 1960

Copacabana CLP 11166 - 1960 Comecei a escrever sobre músicos brasileiros que, indignadamente, julgava não existir razão para serem atirados ao limbo, lá atrás, em 1999, para ser mais preciso. Tinha um site chamado "Tesouro Musical" que era abastecido pela minha coleção e pela inestimável contribuição dos sempre amigos: Sérgio Ximenes, um dos maiores colecionadores de discos do Brasil,o já conhecido pelos amigos do blog Niromar Fernandes, extraordinário violonista, e o meu caro e saudoso Caetano Rodrigues. Também tive a ajuda do Sindicato dos Músicos do Rio de Janeiro, que me abriu as portas para vários músicos e cheguei a levar o projeto de escrever um livro sobre o assunto ao Ministério da Cultura, obviamente em vão. Sem apoio financeiro para fazer pesquisas, viagens, etc, etc a coisa ficou inviável. Em 2001 registrei o site "Batutas". Mal poderia supor que, anos depois, o gigante UOL usaria este nome para designar a