Este dez polegadas traz exatamente o momento da ruptura com o "velho" padrão musical até então vigente no Brasil. Com um time de craques, alguns nordestinos completamente familiarizados com o jazz (explico isto em outra postagem), não causa surpresa que Altamiro Carrilho tenha sido o compositor escolhido para apadrinhar este petardo musical. Seu disco anterior Conjunto Brasil Sonoro - Músicas de Altamiro Carrilho (Odeon MOCB 3008 - 1957), que contava com Bola Sete na guitarra e Sivuca no acordeon, já dava a pista do que viria a seguir. Este aqui é o disco mais importante da década de 50 juntamente com o primeiro LP de João Gilberto.
Os cariocas Altamiro (flauta), Edison Machado (bateria), Raul de Barros (trombone), Cipó (saxofone) os nordestinos Sivuca (acordeon) e Zé Bodega (saxofone) são apenas alguns nomes mais conhecidos. O super guitarrista Nestor Campos, os importantes irmãos Marinho - todas as vezes que voces ouvirem músicos de sobrenome Marinho, voces têm noventa por cento de probabilidade de acertar afirmando que são todos irmãos e cem por cento de apostar que se trata de excelentes músicos, que familia!- o baixista Luiz Marinho e o pianista Zequinha Marinho (alguns sites dão crédito a Britinho ou Paulinho, mas o pianista é o Zequinha Marinho, me foi dito pelo próprio Altamiro), além do excelente trompetista Maurílio Santos, completam a superbanda.
Vale muito a pena conhecer e analisar este disco lançado em 1957, pela Musidisc, selo do visionário Nilo Sérgio. A modelo da capa é a vedete (na época chamava-se assim) Vera Regina que cantava e contracenava com Grande Otelo.
http://www.mediafire.com/?ukd5zyjcf2rsxux
Para ouvir agora:
Nenhum comentário:
Postar um comentário