quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Chiquinho do Acordeon - Romeu Seibl - Odeon MOFB 3170























Odeon MOFB 3170, de 1960

Sensacional disco solo de Chiquinho do Acordeon (Romeu Seibl), o primeiro para o selo Odeon.

Chiquinho do Acordeon possui vasta informação na internet (Google nele) principalmente por sua participação no legendário Trio Surdina, de fundamental importancia para a MPB instrumental.

Com produção de Aloysio de Oliveira, e, teóricamente, com o aval do orquestrador-mor da Odeon, o fabuloso Lyrio Pannicalli, Chiquinho desfia exuberante técnica no seu instrumento. Mas é para os seus arranjos, com todos os naipes tocados em surdina, que chamo a atenção dos meus eventuais leitores.

Imaginar que, confortavelmente deitado sobre o colchão das cordas, o disco nos remeterá ao que se convencionou chamar de "easy listening", de música fácil, ou, de elevador, nos fará incorrer em crasso engano.

Algumas observações contestáveis:

- Sucedeu assim -  com maravilhoso arranjo a lindissima música de Marino Pinto, gravada anteriormente por Sylvia Telles, é tocada por Chiquinho e Sivuca (percebam os "vocalises") e, para mim, acompanhada pelo piano do próprio Tom Jobim embora não haja nenhum crédito no disco para ratificar  minha afirmativa. Outra curiosidade é a semelhança com a música Ligia - composta muitos anos depois. Uma questão a se verificar , uma vez que Tom foi mestre em plagiar e auto-plagiar, nada, enfim, que diminua sua genialidade.

- Ho-ba-la-la - tudo o que João Gilberto gostaria de ouvir, tocada por orquestra, cordas e um instrumento solo, apenas um boleraço. Não há nada de bossanova nisto. Bossanova era a maneira que João dividia ritmicamente esta digna e respeitável música, tantas vezes inferiorizada e ridicularizada em função de sua letra. Atenção para os "lamentos" produzidos pelos saxes em algumas partes da canção.

- Se todos fossem iguais a voce - levada num andamento rápido, um samba-canção gravado como um sambão do Denis Brean, por exemplo, com arranjo à la Astor ou Nelsinho...curiosa e bonita!

- Estrada do sol - da mesma forma que a música acima, levada num andamento aparentemente "desconfortável" para ouvidos habituados a sua leveza e beleza. Grande arranjo de Chiquinho para as cordas e naipes de madeira e metal, mais uma vez os "lamentos" dos saxes aparecem, guarnecendo sua sensacional performance solo!

Existem muitas outras sutilezas neste discobelisco, descubram! 


1. Tua
    (G. Malgoni / B. Pallesi)

2. Sucedeu Assim
    (Tom Jobim / Marino Pinto)

3. Hô-bá-lá-lá
    (João Gilberto)

4. Se Todos Fossem Iguais a Você
    (Tom Jobim / Vinicius de Moraes)

5. Sonhando Contigo
    (Anísio Silva / Fausto Guimarães)

6. Copacabana
    (João de Barro / Alberto Ribeiro)

7. Eu Sei Que Vou Te Amar
    (Tom Jobim / Vinicius de Moraes)

8. On The Sunny Side Of The Street
    (D. Fields / J. McHugh)

9. Alguém Como Tu
    (José Maria de Abreu / Jair Amorim)

10. Estrada do Sol
    (Tom Jobim / Dolores Duran)

11. Solamente Una Vez
    (Agustin Lara)

12. Quero Beijar-te as Mãos
    (Arcênio de Carvalho / Lourival Faissal)


 http://www.mediafire.com/?f4ovdiz10yd7993






Para ouvir agora:

4 comentários:

Anônimo disse...

Ôh Vinyl Maniac ! esse Chiquinho do Acordeon tá com uns probleminhas de ripação: parece que foi ripado muito alto (ou será pobrema do vinil?) mas não importa, é um ótimo disco !! valeu de novo !!

Estou aguardando a postagem do Fats Elpídio - O pianista da Boite Vogue e também a do Quincas e Os Copacabana - Fim de Semana; Por que vc ainda não postou ?

E por um acaso você não tem por aí nem um Mario Gennari Filho ??

Abração e parabéns por um dos melhores blog da Rede.

Jorge França
Curitiba-PR

Vinyl Maniac disse...

Olá Jorge,

valeu pelo toque. Eu ripei as mp3s a 190 para melhorar a qualidade uma vez que o vinil não está em bom estado. Vou checar. Aguarde que semana que vem tem os dois que voce pediu e num breve futuro os Mario Gennari. Obrigado pelas palavras e força! Muita sorte para voce.
Paulo

Huguinhu K.. disse...

Olá amigão!
Gostaria de colocar um playerzinho discreto da Radio Web Armazém da Saudade http://www.radioarmazemdasaudade.blogspot.com no "Vinyl Maniac"?
Em contrapartida estarei divulgando seu blog ao longo da programação.
Em caso positivo, entre em contato por email para que eu possa te responder ja enviando o código para ser inserido no seu blog.

Grande abraço e viva a boa música!

Hugo
outrasbossas@yahoo.com.br

Vinyl Maniac disse...

Ops, vai ser uma honra!
Olhe o seu email Huguinhu, obrigado pelo toque e aquele abraço!

Mudança de ventos!

Dez anos depois, ainda precisamos ouvir com atenção Em 2015, quando registrei a última postagem neste blog, o vinil já ensaiava sua volta, ...