Odeon LDS 3003, 1954
Atendendo ao pedido do amigo Jorge França aqui está um disco do paulista Mario Gennari Filho (1929/1989). Embora seu estilo "duro" de tocar não tenha o mesmo brilho de um Gaúcho ou de um Chiquinho, convenhamos que na época em que ele surgiu para o mundo musical os baiões imperavam. E ele foi um verdadeiro mestre nesta área.
Além do acordeon, Mário também tocava violão e piano, dentre outros. Aqui se faz acompanhar do gênio Garoto na guitarra havaiana, instrumento que ele também dominava. Esta é uma grande curiosidade deste disco. As músicas foram muito bem escolhidas e a bolacha gira "redonda", sem grandes sustos. Cabe registrar que a faixa Casinha na colina é de autoria do meu tio-avô Pedro de Sá Pereira, mais conhecido pelo seu sucesso maior que foi Chuá, chuá, em parceria com o grande Ari Pavão. Chuá, chuá também foi gravada por Mario, em 1951.
Mas acredito que o compositor Mario foi maior que o instrumentista. São dezenas e dezenas de sucessos, dentre eles o famoso Baião Caçula, talvez o maior de todos, e isto já bastaria para que o colocássemos no panteão dos maiorais. Para termos noção da popularidade de Baião Caçula basta citar que, literalmente, todas as grandes orquestras do mundo pelo menos uma vez o gravaram, sempre com muita aceitação pelo público. Não é pouca coisa!
Aproveitem!
1. Ta-Hi
(Joubert de Carvalho / Olegário Mariano)
2. Velho romance
(Merio Gennari Filho)
3. Maringá
(Joubert de Carvalho)
4. Baião Caçula
(Mario Gennari Filho)
5. De papo pro ar
(Joubert de Carvalho / Olegário Mariano)
6. Zingara
(Joubert de Carvalho)
7. Casinha da colina
(Luiz Peixoto / Pedro de Sá Pereira)
8. Garota
(Mario Gennari Filho)
http://www.mediafire.com/?rdsw7g2qz6zu132
Para ouvir agora:
Comentários
Muito obrigado por postar um disco do Mario Gennari Filho. O blog continua dando show de bola e seus comentários sobre os músicos são muito pertinentes e instrutivos. Espero que você sempre tenha acesso a mais discos e que o blog tenha vida muito longa. Um abraço e até mais.
Jorge França
obrigado pelo belo comentário! Acredito não haver dúvida de que se trata do seu colega de classe o Mario Gennari Filho. Quando postar um novo disco dele colocarei uma foto, aí não restará qualquer dúvida. Fiquei curioso para saber quem é o "Maestro do Assovio", ou não entendi? Um abraço!
Abílio Neto
José Adail Tolini